Com a realização da  4a Conferência Municipal de Saúde na segunda e terça-feira, 7 e 8, os participantes – de vários segmentos incluindo  usuários, trabalhadores e gestores – tiveram oportunidade de analisar as prioridades de saúde  e formular proposições para o fortalecimento do SUS no município.
 
O evento, realizado na Colônia dos Pescadores Z-21 em Belmonte, foi coordenado pela Secretaria de Saúde de Belmonte e representantes do Conselho Municipal de Saúde.
A secretaria adjunta de saúde Valeria de Carvalho fez abertura da conferência lendo o regimento interno e aprovado por todos os presente.
Em seguida Catiane Lira, secretaria executiva da saúde fez a chamada da composição da mesa, e com execução do hino nacional, declarou aberta a 4ª conferência municipal.
 
A partir do tema ‘Inclusão como ferramenta de potencialidade da cidadania e saúde’, os presentes ouviram palestra de sensibilização através de  Kauã Almeida(fisioterapeuta ativista da luta antirracismo pelo coletivo RUA), e Raquel Siqueira da Silva(docente da Universidade Federal do Sul da Bahia), Em seguida todos os presentes  reuniram em grupos para elaboração de propostas para 4 anos de gestão de 2018 a 2021. Estas serão levadas para a  conferência estadual  por meio dos delegados eleitos na 4a Conferência.
 
Autoridades fizeram questão de participar do evento, como o prefeito Janival Borges, o presidente da Câmara Aelson Matos, vereadores e Secretários municipais de Belmonte.
 
Na abertura, o prefeito Janival Borges destacou o momento como a oportunidade de se discutir, em conjunto, políticas públicas para saúde, esse encontro fortalece o controle social e busca garantia de investimentos para a saúde de Belmonte” ressaltou Janival.
 
O presidente da Câmara Aelson Matos, parabenizou o prefeito e o secretário pelo empenho em resolver os problemas da saúde, e ressaltou que a Câmara de Vereadores é parceiro do executivo. Disse ainda que as solicitações do executivo são atendidas, coisa que não acontecia na gestão anterior.
 
A frente da Secretaria Municipal de Saúde do município, Tarcio Lapa disse sentir muita honra e satisfação por estar realizando essa conferência. “Estou muito orgulhoso com os trabalhos da minha pasta e toda minha equipe, que vem sendo desenvolvidos desde que assumimos o governo. Essa conferência é momento de aproximação da Saúde com a população, nossa gestão é de escuta, as pessoas tem aqui o espaço para contribuir com as propostas para melhorarmos o acesso e a qualidade dos serviços prestados por nossa equipe,"revelou o secretário.
Getulio Evangelista, presidente do conselho de saúde agradeceu a todos desejando sucesso a essa conferência que estava começando.